EMPRESA

Barana. Marco do pioneirismo na fabricação de escovas industriais no Brasil.

Em 18 de dezembro de 1898. Giovanni Barana desembarca no porto de Santos, SP, sua bagagem carregada com sonhos de trabalho e riqueza em um novo país. Ficavam para trás a juventude em San Bonifácio, província de Verona, Itália. Estava à sua frente o desafio de construir uma vida melhor para toda a família. Um desafio que começou a ser vencido em 1908, com a fundação de sua própria indústria: IRMÃOS BARANA - na cidade de São Paulo. Com visão empresarial aguçada, voltou suas atividades para a fabricação de vassouras, artigos para pintura, artigos para barbeiros e escovas mecânicas, destacando-se por ser a única empresa no ramo com fabricação automática em todo o Brasil.

Nos anos 30, o interior do Estado de São Paulo mostrava sinais evidentes do seu potencial de crescimento. Ao assumir a direção da empresa em 1936, o sr. Domênico Antonio Barana transfere a indústria para a cidade de Rio Claro, onde permanece até 1964.

Nesta época, com a crescente industrialização do país, a Barana transfere sua sede para a cidade de Limeira e diversifica sua linha de produtos.

Atendendo à solicitação dos citricultores da região, lança seu primeiro equipamento: uma bancada com escovas cilíndricas tracionadas por corrente e motor para dar polimento às laranjas e melhorar seu aspecto na comercialização. Comandada pelo sr. José Barana, a empresa amplia cada vez mais sua atuação e conquista a atual posição de liderança como fabricante de escovas e máquinas para beneficiamento de produtos cítricos, frutas e cereais. Hoje, instalada com área de 12,5 mil metros quadrados à margem da Via Anhanguera, a Indústria e Comércio Barana Ltda. conta com a confiança de clientes em todo o Brasil. Tudo isso respaldada pela conquista da Certificação ISO-9000. Orgulhosamente, a Barana reafirma a cada dia o ideal de um homem que acreditou no trabalho como forma de transformar seu próprio nome em marca de tradição e qualidade.


COMPARTILHAR: